Seo Services
Seo Services

Fragatas Classe Greenhalgh


As fragatas Type 22 foram uma classe de navios construídos para a Royal Navy (a marinha britânica). As quatorze embarcações construídas estiveram no serviço ativo pelo Reino Unido de 1979 a 2011. Conforme iam sendo aposentados, algumas foram sendo vendidos para alguns países.[1] Seis seguem no serviço ativo e dois foram afundados como alvo. No Brasil, eles foram rebatizados de classe Greenhalgh.

A denominação da classe, na Armada Brasileira, homenageia o Guarda-Marinha Greenhalgh, herói da Batalha Naval do Riachuelo.

Ao todo, em seu país de origem, a Classe Type 22 era composta por quatorze navios: quatro do Lote I, seis do Lote II e quatro do Lote III. Cada lote possui características singulares. O Brasil adquiriu todas as fragatas do Lote I.

São excelentes navios ASW (guerra anti-submarina) com capacidade de autoproteção anti-aérea (defesa de ponto).

Brasil
F Greenhalgh (F-46) - ex- HMS Broadsword (F88)
F Dodsworth (F-47) - ex- HMS Brilliant (F90) (posta fora de serviço em 2003)
F Bosísio (F-48) - ex- HMS Brazen (F91) (posta fora de serviço em 2015)
F Rademaker (F-49) - ex- HMS Battleaxe (F89)

Pouco depois de comissionadas na Royal Navy, a Broadsword e a Brilliant participaram da Guerra das Malvinas entre a Inglaterra e a Argentina. Elas participaram ativamente da cobertura antiaérea contra a aviação argentina.

Uma curiosidade é que nem mesmo a HMS Battleaxe, que não participou da guerra, escapou da fúria argentina. Anos depois em um exercício entre a marinha brasileira e a marinha argentina, a fragata brasileira Rademaker foi acidentalmente alvejada pelo contratorpedeiro argentino Sarandi D-13. 

[Contaremos essa interessante história em post específico.]

Fragatas Classe Greenhalgh Fragatas Classe Greenhalgh Reviewed by Foco Aeronaval on maio 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.